Você já deve ter lido essa frase por aí, mas já parou para pensar no significado dela?
.
Quero deixar claro que essa frase não é uma desculpa para justificarmos nossos erros;
.
Frequentemente eu percebo uma “ansiedade” por mudanças no processo terapêutico, e sei que é um “saco” quando a psicóloga fala: “terapia é um processo, você precisa de tempo”;
.
Mas vamos lá, que tempo é esse? Que processo é esse?
.
Diante dessa frase, gostaria de trazer a seguinte reflexão:
.
Para chegar onde estamos hoje, tivemos que construir nosso “edifício”. Pode ser que em alguns momentos, os materiais que tínhamos disponíveis para isso não era os melhores ou mais adequados, mas era aquilo ali que tínhamos pra hoje!
.
Quando passamos por certos momentos na nossa vida, podemos perceber que nosso “edifício” está precisando de uma reforma;
.
Mas será que se eu sair tirando tudo que eu acho que não tá bom, sem critério, sem ajuda de um profissional, esse “edifício” pode desmoronar?
.
Pois é aí que eu gostaria de chegar!
.
Nós temos comportamentos, valores, sentimentos, pensamentos, emoções (etc) que são estruturantes para nossa personalidade. Algumas vezes vamos perceber que precisamos melhorá-los, mas isso precisa ser feito com cuidado.
.
É aqui que entra o trabalho do psicólogo!
.
Eu, Marcela, psicóloga, não acredito em mudanças radicais, eu acredito em processos! Em etapas!
Acredito em autoconhecimento adquirido com psicoterapia!
Acredito em acolhimento das nossas estruturas “mal construídas” com uma chuva de aspas! Pq nada é mal construído, mas sim, construído do jeito que demos conta!
.
Por isso, entendo essa frase como uma perfeita definição do processo de psicoterapia, seja individual, casal.
.
Nesse sentido, o objetivo do psicólogo não deve ser acabar com sintomas, trazer resultados rápidos... mas sim, através do autoconhecimento, contribuir para que o consulente nomeie, identifique, organize e então comece a fazer modificações daquilo que desejar em suas vivências!
.
Isso é variável de pessoa para pessoa, cada um tem sua condição interna, histórico pessoal, entre tantas outras coisas, que fazem a psicoterapia ser única para cada sujeito.
.
Marcela F. S. Moraes
Psicóloga CRP 06/124762
Commentaires